quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Palestra do SIEPE

Da palestra com o professor Ivo Tone da Universidade de Alagoas várias questões ficaram no ar.
A questão da cidadania e da educação abordada pelo professor foi bastante interessante. Relativamente à cidadania, que abordou a questão do capitalismo, acredito que ela não mudou muito desde o tempo da Revolução Soviética, desde o tempo de Marx. Existiu e sempre existirá a exploração do homem pelo homem. Numa sociedade consumista cada vez mais acredito que o capital impera e imperará sempre. Capital move capital. Haverá sempre explorados e exploradores. Numa sociedade cada vez mais capitalista existe cada vez mais a procura pelo capital, a exploração do proletariado pela classe dominante visando sempre a obtenção de capital para seu favorecimento próprio. Existirá sempre desigualdade.
A questão da educação também foi interessante. Como o professor falou, as universidades transformaram-se em anti-revolucionária. Anti-revolucionária dominada por uma classe que não permite qualquer tipo de mudança. Ela impõe os seus interesses e domina. E os interesses são cada vez mais voltados para o capital. São formados individuos capitalistas, que buscam incessantemente o bem estar pelo capital.
No mundo em que vivemos haverá solução? Haverá igualdade entre os homens por uma democracia igualitária? Poderão ser as ideias de Marx implementadas? Terão força suficiente para que a mudança aconteça? Só o tempo dirá.....

Sem comentários: