sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Resenha :)

Após a leitura dos textos se chega à conclusão que o foco de discussão feita pelos autores centra-se nos repositórios de objetos de aprendizagem (ROA). Apesar de se tratarem de diferentes autores o fato é que cada um, dando a sua explicação sobre os ROA, acabam por chegar à mesma conclusão.
Segundo António Carlos, os ROA surgem como "um meio para difundir a filosofia do software livre" e diminuir os custos com o ensino on-line. Esses objetos são colocados na web de forma organizada, catalogados para facilitar o seu acesso, permitindo a sua recuperação e poderem ser reutilizaveis sempre que necessário e em diferentes alturas.
No ponto de vista de Lynn Alves, os ROA são "espaços virtuais" cujas ferramentas estão à disposição de diferentes usuários contribuindo para o desenvolvimento de atividades colaborativas e, diminuindo também os custos da produção de ensino on-line.
Fala-se nestes textos não apenas dos ROA mas também focam outro assunto comum: a inteligência coletiva. Os obetos de aprendizagem disponibilizados no espaço virtual e podendo ser utilizados por diferentes sujeitos, implica que entre eles haja comunicação, troca de informação. Uma interacção que é incentivada pelo ROA: "Dessa forma, emerge a importância da interatividade ou da interação, no ROA, um celeiro do conhecimento, entre os membros das comunidades de aprendizagem" (texto de António Carlos). Essa torca de informação possibilita o gerenciamento da informação "possibilitando aos usuários significarem os dados, transformando-os em conhecimento que podem ser partilhados por pessoas em diferentes pontos do mapa, construindo, assim, uma inteligência coletiva, que está em constante crescimento."( Levy, 1994- texto de Lynn Alves).
Essa inteligência coletiva baseia-se na construção da informação que constará na web, no caso dos ROA. Em conjunto os sujeitos podem contribuir para melhorar o funcionamento e as informações. Neste caso, o saber não possui apenas a um individuo mas ao conjunto de individuos. Nao está depositado numas só entidade mas sim em toda a comunidade, todos contribuindo para o mesmo objetivo. Podem, desta forma, partilhar conhecimentos, trocar informações, construir novos conhecimentos e aprenderem uns com os outros.
Pode-se concluir que, pensando e trabalhando em conjunto, facilita o melhoramento do sistema, ampliam o conhecimento beneficiando não apenas aqueles que fazem parte da "inteligência coletiva" mas também todos os usuários que, diariamente, utilizam a web para o seu próprio enrequecimento.

Sem comentários: