quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O papel da mídia no processo democrático

No meu entender a mídia influência o processo democrático, contribuindo de forma positiva à liberalização da informação. Torna-se fácil hoje em dia qualquer cidadão se poder informar sobre o que está acontecendo em seu redor, tanto pelo meio tradicional (televisão, rádio) como pelas novas tecnologias (através do acesso à internet). Serve de uma mais valia para o cidadão toda a liberalização da informação pois assim ele pode estar informado sobre os acontecimentos, pode-se instruir sobre os variados assuntos e, o importante, pode dar uma opinião concreta e fundamentada sobre os assuntos. E pode também aprender, ter conhecimento sobre o que era desconhecido.

3 comentários:

Adriane disse...

esse é um dos passos fundamentais para a democracia: acesso a múltiplas fontes de informação
porém, ter acesso a informação não significa conhecer (a situação política, nosso contexto ou qualquer outro assunto que desejamos "aprender")
se ter acesso é importante mas não o suficiente, o que mais é fundamental?

Raione Eloi Mendes disse...

De fato essa liberdade de informação é muito importante,mas a questão a discutir é que nem sempre essa informação é passada de forma clara e objetiva!Todos os meios usados para difundí-las são envoltos em mecanismos de maquiagem e disfarces.Na maioria das vezes o cidadão acaba não tendo material para avaliar o candidato e muitos deles por não terem esses recursos acabam dando seu voto para aquele que pagar mais ou que tiver o slogan mais convicente.

Anderson Neves disse...

A liberdade de informação é muito importante, e a cada dia essencial. Mas liberdade pra quem?? Será que o receptor destas "mensagens" não está cansado de tantas promessas??
O eleitorado quer prática. O que você já fez para melhorar a sociedade??? Essa deveria ser a pergunta que todos deveriam fazer, e a depender da resposta, escolher o que mais se adeqüa aos seus desejos.Em tempos de consumo, "propaganda é a alma do negócio".